Grupo Lagoa

Contactos

Grupo Lagoa
Roussa apartado 61
3101 - 901 Pombal
236 209 270
236 209 271
geral@grupolagoa.pt recepcao@grupolagoa.pt
mapa de localização

APRESENTAÇÃO

O Grupo lagoa surge em 1984 no mercado da extracção e comercialização de matérias-primas para a indústria cerâmica e vidreira. Este mercado foi sendo alargado com a aposta na produção e desenvolvimento de pastas atomizadas e ainda pela comercialização de materiais de construção (revestimentos, sanitários, ...).

Em 2007, o grupo aposta no sector energético, passando a produzir energia eléctrica que fornece a rede e energia térmica que utiliza no seu processo de produção, utilizando moto-geradores e turbinas.

Actualmente, emprega cerca de 180 trabalhadores e tem crescido em média 18% por ano.

É reconhecido no mercado nacional e internacional, sendo este último, uma das suas maiores apostas, possui investimentos em Angola, Moçambique e Brasil, e tem como objectivo futuro atingir outros mercados.

A estratégia de gestão procura o contínuo investimento em inovação e qualidade que se manifesta num aumento de competitividade do Grupo e num aumento de confiança no futuro.

MISSÃO Gerir o portfólio de negócios, de forma a aumentar a criação de valor, procurando sempre garantir a excelência dos nossos produtos e serviços e ainda assegurar o respeito permanente pelo Ambiente.

    VALORES O Grupo Lagoa cultiva e acredita em valores como:
  • Integridade e transparência no trabalho que desenvolve.
  • Confiança no modelo de gestão, nos colaboradores, fornecedores, clientes e demais stakeholders.
  • Competência, demonstrada na excelência dos nossos produtos e serviços.
  • Iniciativa manifestada na permanente aposta em novos projectos.
  • Inovação e Progresso com o objectivo de continuamente reinventar, renovar e de criar valor nas diversas áreas em que actuamos.
  • Responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes.
  • Sustentabilidade e Prosperidade visando a continuidade e crescimento do Grupo, e a melhoria da qualidade de vida das gerações actuais e futuras.

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO

Fotografia de Carlos Alberto Silva Lagoa O Grupo Lagoa ao longo dos anos tem vindo a conquistar o seu lugar no mercado, e mesmo numa conjuntura económica desfavorável, esse espaço, tem vindo a consolidar-se. Isto dá-nos a certeza de que as medidas de gestão tomadas nos colocam no caminho certo.

Temos esperança e acreditamos, que a nossa missão é a de continuar a criar riqueza e de poder partilhá-la com os nossos colaboradores e com os agentes económicos em geral.

A confiança que todos têm depositado em nós é uma fonte de inspiração para continuar a trilhar o caminho que garantirá o crescimento e futuro do Grupo.

Carlos Alberto Silva Lagoa
Presidente do Conselho de Administração
Grupo Lagoa
Assinatura do Presidente

ORIGEM

O grupo Lagoa tem na sua génese a empresa José Aldeia Lagoa & Filhos, criada em 1984 para dar continuidade à actividade que vinha sendo realizada pelo seu sócio fundador, José Aldeia Lagoa na continuação de um negócio iniciado no início do século XX com o seu avô. Essa actividade consistia na exploração e comercialização de matérias-primas para a indústria cerâmica e vidreira e hoje é exercida pela quarta geração da família.

O grupo possui duas unidades industriais de produção que fruto de elevados investimentos, estão dotadas das mais modernas tecnologias aplicadas ao sector, recepcionam, tratam e valorizam as matérias primas exploradas em toda a zona centro do país, desde o concelho de Pombal até ao concelho da Guarda.

Essas matérias primas, que são areias, caulinos, argilas, feldspatos, calcites e britas, tem a sua aplicação nas mais variadas actividades com especial relevo para a indústria cerâmica de pavimentos, revestimentos e sanitários, para a industria cerâmica de faiança e louça utilitária, para a industria vidreira e para a construção civil e obras públicas.

Em 1999, foi aumentado o portfólio de empresas participadas, entrando-se nos sectores de produção de pasta, com a constituição das empresas Unipasta, SA – produtora de pastas cerâmicas e Pastceram, SA – produtora de pasta faiança e grés.

A aposta estende-se ao sector dos transportes com a constituição da TBL – Transportes Basculantes, Lda, que vem encarregar-se de toda a logística do Grupo, compatibilizando esta necessidade com o transporte de outras mercadorias para entidades externas.

Em 2004, é determinante a aposta na exportação com especial incidência no mercado Espanhol. Nesta altura as vendas para aquele mercado representavam 6% do volume de negócios, volume que em 2008 era já de 40% do total das vendas.

O investimento no sector energético surge em 2007 com a montagem de unidades de co-geração em todas as áreas que consumissem energia térmica. Fruto desta decisão, foram pedidos Pontos de Interligação de Potência (PIP’s) para as unidades da Roussa, Santa Comba Dão, Unipasta, Pastceram e Cerâmica do Engenho. Toda a potência instalada e a instalar (cerca de 27MW) permite produzir cerca de 130.000.000 KW/ano, o que fará com que todas as nossas necessidade de energia térmica, sejam satisfeita a partir de turbinas e/ou moto-geradores.

O Grupo possui investimentos em Angola, Moçambique e Brasil e ambiciona conquistar novos mercados internacionais, constituindo-se actualmente esta a sua grande aposta.